Alimentos Naturais Orgânicos e Hidropônicos

Alimentos Naturais: Orgânicos e Hidropônicos

Rate this post

Os alimentos Naturais orgânicos e hidropônicos são os mais indicados para consumo, mas poucos sabem a sua diferença.

Muitos se confundem com o que seria alimentos integrais e naturais, afinal todas as verduras, frutas, legume e grãos podem ser naturais.  Diferencial é que produtos naturais orgânicos e hidropônicos são livres de agrotóxicos e consequentemente são melhores para a saúde.

Em geral, os agrotóxicos são usados para controle de pragas, aumentar a fertilização ou ainda aumentar o tamanho e “qualidade” dos alimentos. No entanto, essas substâncias são prejudiciais para saúde, podendo descontrolar a taxa de hormônios e até aumentar as chances de ter câncer e outras doenças.

O que são alimentos orgânicos

O alimento natural que pode ser considerado orgânico é o que em sua produção não tem substâncias nocivas à saúde.

Todos os alimentos precisam ser protegidos em um sistema produtivo que preservou o ambiente natural, sem fertilização através de aditivos químicos nocivos.

Alimentos Naturais Orgânicos e Hidropônicos

Para uma plantação ser considerada orgânica testes e uma rigorosa fiscalização é feita, para que o produtor final pague pelo produto correto que chega à sua mesa.

Já que os orgânicos são mais caros que os produtos convencionais. Por isso, os alimentos orgânicos contêm selos e informações da sua produção, para assegurar que crescem sem agrotóxicos.

O que são alimentos hidropônicos

Os alimentos naturais considerados hidropônicos são aqueles que crescem na água, suspensos ou em tubos fechados, sem o contato com o solo.

Quase sempre produzidos em estufa e com temperatura controlada, os alimentos crescem beneficiado com soluções químicas que ajudam na nutrição e crescimento dos produtos.

Muitas pessoas não sabem, mas crescer na água não quer dizer o mais natural, já que as soluções podem conter agrotóxicos. Assim, antes de comprar um produto hidropônico é preciso verificar se o alimento realmente não possui agrotóxicos.

Diferença entre orgânico e natural

A diferença básica entre os alimentos orgânicos e hidropônicos é a forma de produção, já que os hidropônicos crescem na água e quase sempre são fertilizados com soluções químicas.

Já os orgânicos crescem no solo, mas não são fertilizados quimicamente. Os adubos dos produtos orgânicos são naturais.

No entanto, produtos orgânicos podem ter uma baixa taxa de toxinas, já que estão no solo e fora da estufa, assim ficam expostos as águas da chuva, que trazem a poluição para o solo, que por sua vez podem ter poluentes produzidos pelo descarte de dejetos e objetos incorretamente.

Por exemplo, muitas mulheres usam anticoncepcionais, em sua urina são liberadas parte dessas substâncias ingeridas e quando o descarte é feito sem tratamento e lançado ao mar pode precipitar e voltar ao solo através das chuvas. Por isso, é preciso ter mais cuidado com o meio ambiente.

Malefícios dos produtos com aditivos químicos

O uso de agrotóxicos podem estar diretamente relacionados com graves doenças, como alterações hormonais e reprodutivas, doenças hepáticas, problemas renais, irregularidade imunológicas, cânceres, doenças degenerativas, neuromotoras e cognitivas.

Além de ser responsável por más formações de feto, problema genético, doenças respiratórias, dentre outras.

O uso de fertilização química ainda polui os rios e solo, causando danos irreversíveis para a natureza. Posteriormente pode contaminar peixes, gado e aves, assim é um ciclo de poluição que só prejudica o ser humano.

O ideal é procurar produtos orgânicos ou começar a cultivar uma horta própria, assim os alimentos consumidos são naturais e não prejudicarão a saúde, pelo contrário, apenas ajudará na nutrição. Evite consumo de alimentos com fertilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.