Benefícios dos Alimentos Integrais para Saúde

Benefícios dos Alimentos Integrais para Saúde

Rate this post

Os Benefícios dos alimentos integrais são muito consumidos por quem está fazendo dieta. Mas, será que realmente contribuem para o emagrecimento? A resposta para essa pergunta é: sim! Se você está à procura de alimentos funcionais, com certeza encontrou! O alimento integral além de ajudar na perda de peso, ainda traz benefícios a saúde.

Dizemos que um alimento é integral quando sua estrutural natural não foi modificada. A maioria dos alimentos antes de serem comercializados passam por refinamento. Esse processo elimina componentes fundamentais para o nosso organismo. No caso dos grãos perde-se muitas fibras. Além disso a quantidade de vitaminas e minerais do alimento também se torna menor com o refinamento. Listaremos para você os principais motivos para trocar alimentos processados pelos Benefícios dos Alimentos Integrais!

5 motivos para Consumir Alimentos não Processados.

Os alimentos integrais ajudam a perder peso e esse já é o sonho dourado de muita gente. Mas, existem motivos Benefícios dos Alimentos Integrais que vão além do emagrecimento que te fazem consumir alimentos não processados. Confira:

Benefícios dos Alimentos Integrais para Saúde

1- Reduz o colesterol:

muitos conhecem o LDL-colesterol como o colesterol ruim. Consumir alimentos integrais garante a redução desse tipo de colesterol. As fibras naturais atuam como uma “esponja” no organismo. Absorvem o excesso de gordura e normalizam a síntese de colesterol.

2- Diminui diabetes:

o principal tratamento para quem tem diabetes é uma alimentação balanceada. Os alimentos integrais são fibrosos e regulam o teor glicêmico. Isso acontece porque são carboidratos complexos.

Quando você ingere carboidratos comuns – de alimentos processados – eles são rapidamente absorvidos pelo seu organismo, mas quando você ingere alimentos integrais eles demoram a ser metabolizados.

Isso faz com que a glicose seja liberada aos poucos na sua corrente sanguínea, evitando índices glicêmicos autos e facilitando o trabalho da insulina.

3- Aumenta saciedade:

sabe aquele domingo que você come macarrão e 2 minutos depois já está com fome novamente? São efeitos dos alimentos processados. Quando você ingere alimentos integrais a sensação de saciedade é maximizada.

4- Melhoram a memória:

alimentos como cevada, granola, amaranto e outros grãos são ricos em selênio, que é um nutriente importante para o cérebro

Essa substância atua no aumento da dopamina, acetilcolina e serotonina, que são importantes para o os neurotransmissores.

Se o seu cérebro está com baixo nível de selênio você pode ter alterações de humor, problemas na memória e vários outros distúrbios. Por isso vale a pena consumir alimento integral.

5- Benefícios dos Alimentos Integrais: Fontes de nutrientes importantes:

vitaminas, minerais, nutrientes e fibras estão em abundância nos alimentos não processados. Uma alimentação rica desses nutrientes é o caminho para uma vida saudável.

Para que a dieta seja realmente saudável, é preciso consumir uma quantidade exata desses nutrientes, para isso muita gente faz reposição nutricional por capsulas sintetizadas.

Entretanto, se você incluir alimento integral na sua dieta, já estará consumindo uma quantidade boa de nutrientes fundamentais e não precisará se preocupar em fazer reposição por vias sintetizadas.

Reduzindo a Barriga com a Alimentação

Os alimentos integrais podem te ajudar a perder barriga! Tem coisa mais chata do que a gordura localizada na região abdominal? Zíper que não sobe, calça apertada e diversos outros incômodos causados pela barriguinha acentuada podem ser reduzidos!

O alimento integral possui uma casquinha que ao ser digerida estimula o funcionamento intestinal. As toxinas deixadas no organismo por outros alimentos – como: alimentos gordurosos, frituras, e outros – são eliminadas junto com o bolo fecal.

As fibras têm importante atuação na formação das fezes e se você está com constipação intestinal deve ser porque sua alimentação está incorreta.

Se o seu intestino funcionar como um reloginho, consequentemente sua barriga irá dar uma “enxugada”. Além disso, a diminuição da gordura abdominal influencia na saúde do coração.

Quando você tem menos gordura no organismo há menos risco de ter arteriosclerose e outras doenças causadas por muita gordura circulando na corrente sanguínea.

Alimentos integrais na Alimentação das Crianças

Vários especialistas garantem que os alimentos integrais não devem ser inclusos apenas na dieta de quem quer emagrecer. Mas, também devem estar presentes na alimentação das crianças.

O século XXI está repleto de crianças obesas e isso pode ser contornado com uma alimentação saudável. Se você quer garantir a sua saúde e a de sua família diminua a compra de alimentos processados.

Então só tenho que consumir alimentos integrais? Não. Mas, é bom que a maioria dos carboidratos que você ingerir seja proveniente de alimentos não processados.

Claro que o exagero também pode prejudicar. A recomendação vale para todos os alimentos: consumir de forma consciente e equilibrada.

Os benefícios que os alimentos integrais trazem para sua vida são inúmeros. Por isso, comece hoje mesmo a mudar a sua alimentação e da sua família. Melhore a saúde e ainda de quebra perca uns quilinhos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.