Stress Engorda: Mito ou Verdade?

Hoje em dia vivemos situações de stress motivadas pelo nosso quotidiano e pelas tarefas diárias com que temos de lidar. Contudo, mediante tantas tribulações e stress, várias pessoas ficam preocupadas, pretendendo saber se o stress engorda.

Para as pessoas que têm filhos, o dia já começa bastante agitado para fazer o pequeno-almoço das crianças, além do trânsito estressante para levar as suas crianças à escola.

Depois desta parte atribulada da manhã, têm dias por vezes complicados no trabalho, não conseguindo  almoçar bem por ter pouco tempo, e acabando muitas vezes por levar trabalho para casa.

No fim do dia, e ao chegar a casa, continuamos com a rotina diária, com os afazeres quotidianos, e no dia seguinte o processo repete-se.

A rotina atribulada não é só extremamente estressante, como também o é o fato de fazer isso de forma consistente por anos e anos, o que faz com que o seu corpo comece a mudar, a envelhecer muito mais rápido. E também por isto podemos sim dizer que o stress engorda.

Qual é a Relação entre o Stress e o Ganho de Peso?

Pesquisas cientificas comprovaram que o stress engorda devido à forte ligação entre as situações de stress e o aumento de peso, onde foram investigadas cobaias que passaram por situações de stress, ganhando mais peso e com a mesma quantidade de calorias ingeridas que as cobaias que não passaram por situações de stress.

Stress Engorda Saiba a Verdade

Após decorridos 3 meses desta pesquisa, os cientistas constataram que as cobaias que sofreram situações de stress, ganharam 8 vezes mais peso, do que as cobaias que não passaram por situação de stress, com a mesma quantidade de comida.

O stress engorda, contudo esta situação não afeta todas as pessoas, pois devido ao stress, alguns perdem o apetite e perdem peso (que sortudos hein?). Para pessoas que já estão acima do peso ou perto disso, geralmente o estresse engorda.

Isto pode dificultar também o seu emagrecimento saudável e a manutenção de um peso saudável.

O Stress Engorda. Mas Afinal, o que é o Stress?

O stress é a maneira que o seu corpo tem de reagir a qualquer tipo de demanda, e é gerado por boas e más situações. A partir do momento em que se sente estressada por algo ao seu redor, o seu corpo reage colocando hormonas no sangue.

Estas hormonas geram mais energia e força, o que pode ser uma coisa boa, se o seu estresse for causado por um perigo físico. Contudo, pode se tornar em algo menos bom, caso o stress surja motivado por algo de natureza emocional, não havendo como extravasar essa energia e forças extras.

As principais hormonas inseridas no sangue no seguimento de uma situação de stress são: cortisol e a adrenalina. As glândulas suprarrenais são responsáveis por produzirem essas hormonas, que nos preparam para emergências.

Porque o Stress Engorda?

O stress engorda devido aos efeitos negativos que os níveis altos e predominantes do cortisol causam, pela supressão da função da tiroide, bem como também devido aos desequilíbrios nos níveis do açúcar no sangue.

Perante esta mudança de funcionamento do seu organismo, dá-se a criação e armazenamento de gordura em excesso no abdômen. Pessoas que libertam uma quantidade maior de cortisol, em resposta à quantidade de stress de que sofrem, tendem também a comer mais.

O stress engorda porque as hormonas do stress provêm das gorduras e dos açúcares, pelo que o seu corpo irá pedir mais calorias a fim de criar mais hormonas do stress.

De salientar também que o stress engorda, pois pode desacelerar o metabolismo de algumas pessoas e obviamente quando isso acontece, aumentam as chances de aumento de peso.

Assim, mesmo que continue a consumir uma quantidade de comida adequada, o trabalho do seu corpo em processar as calorias sofreu uma mudança e quando assim é, o excesso de calorias é convertido em células de gordura.

Outro fator que determina o fato que o stress engorda, é que também pode causar distúrbios alimentares de foro emocional, pois a mudança nos níveis de cortisol aumenta a energia nervosa dentro do corpo e quando isso ocorre, surge a compulsão por aliviar essa energia nervosa através da mastigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *